AGIM CUP 2024 leva à competição mais de 1 centena de ginastas de 4 nacionalidades.

Image
Teve lugar hoje, dia 4 de abril de 2024, a apresentação pública do AGIM CUP – Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal. Na cerimónia esteve presente a Presidente da Associação de Ginástica da Madeira, Fátima Azevedo, a Vice-Presidente da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e Diretora Executiva do AGIM CUP 2024, Catarina Leandro, a Diretora Técnica do evento, Helena Dias, o Diretor de Serviços de Apoio à Atividade Desportiva da Direção Regional de Desporto, Juan Gonçalves, o Presidente da FGP, Luis Arrais e ainda a Vereadora com o pelouro do Desporto, Helena Leal.

Fátima Azevedo começou por realçar o regresso deste evento, após 13 anos, como resultado de um “grande trabalho de promoção pelo desenvolvimento da ginástica rítmica na região”, acrescentando ainda que o evento de cariz internacional será um “momento de afirmação” da modalidade com destaque para a participação de 18 clubes, 4 nacionalidades, Portugal, Brasil, Cabo Verde e Polónia, e mais de 150 de participantes. A dirigente, deixou ainda um convite a toda a população para assistir ao evento no Pavilhão Gimnodesportivo Bartolomeu Perestrelo, informando também que o mesmo será transmitido em direto, online.

Helena Dias (AGIM), explanou que este evento resulta de um projeto de seleção territorial, que inclui todos os clubes com ginástica rítmica da região, cujo foco incide ao nível de formação e alta competição, pelo que o objetivo passa por “promover e dar a oportunidade das ginastas participarem num evento deste nível e transmitir o que é na ginástica na Madeira”. A diretora técnica, anunciou ainda o programa do evento inicia já amanhã, com os escalões de formação, em individual e conjunto e com a cerimónia de abertura. Já no sábado, terão lugar as qualificações da prova nos escalões juniores e seniores, sendo que, no domingo, decorrem as finais, dos escalões juniores e seniores e a cerimónia encerramento.

Juan Gonçalves (DRD), começou por dar os parabéns pela retoma do evento, enaltecendo “toda a dinâmica, toda a competência e toda a paixão desta nova direção no seu curto mandato”, com destaque ainda para o “trabalho de descentralização, para que todos os agentes desportivos tenham a possibilidade de se desenvolver, para que possam se preparar condignamente para outros patamares de competição.” O Diretor de Serviços da Direção Regional de Desporto, destacou ainda o papel do voluntário referindo que “serão, no futuro, os novos dirigentes” como o caso da atual presidente que no passado foi voluntaria em torneios internacionais. Juan Gonçalves, reforçou ainda a “coragem e determinação para liderar uma equipa” da atual dirigente da AGIM sendo “um exemplo do investimento feito no passado”. Por fim, foi ainda dado enfase à “rentabilização das infraestruturas desportivas da região para este tipo de eventos e que permite que a população possa participar e assistir a espetáculos de grande nível”.

Luis Arrais, agradeceu o apoio do Município do Funchal à ginástica e em particular a este evento assim como à DRD. Dirigindo-se à Presidente da AGIM, o líder da FGP, referiu “o seu sonho tornou-se realizado, através do trabalho e persistência, e com a sua grande equipa, conseguiu recuperar o torneio internacional para a Madeira”.

Helena Leal, começou por anunciar que “é sempre com muito gosto que o Município se associa a estas iniciativas de cariz desportivo e toda a implicação que tem” não só pela dinâmica da cidade e da economia local, mas também “pelo que fazem pelas nossas crianças, jovens e atletas em especial. A aposta do desporto é complementar ao desenvolvimento global e harmonioso das nossas crianças pelo que será sempre um investimento positivo e um retorno positivo no desenvolvimento da população, por uma cidade mais saudável” destacando ainda importância do desporto na “prevenção de comportamentos mais desviantes”.

Notícias Relacionadas

Gosta das Notícias?

Image