A Ginástica Acrobática é uma disciplina gímnica constituída por pares/grupos de ginastas com diferentes idades e estaturas, denominados por bases e volantes, sendo os bases normalmente os elementos mais velhos e fortes que apoiam o volante, que é o elemento com uma estrutura física mais pequena, leve e ágil.
Ginástica
Acrobática
Ginástica Acrobática
Ginástica Acrobática
Ginástica Acrobática
Especialidades
Composição dos pares e grupos
Duplas
- Nas Duplas temos o volante e o base. O volante executa os equilíbrios e os mortais e o base sustenta os equilíbrios e lançamentos do volante partindo de posições diferentes.
Duplas
Trios
- Nos Trios temos o volante, o intermediário e o base. O volante executa os equilíbrios e os mortais, o intermediário sustenta o volante junto com o base nos equilíbrios e ajuda o base a lançar o volante nos mortais. Os intermédios também podem atuar junto com o base auxiliando-o, passa neste caso a ser “base” também.
Trios
Quartetos
- No Quarteto temos um volante, dois intermediários e o base, O volante executa os equilíbrios e os mortais, os intermediários sustentam o volante junto com o base nos equilíbrios e ajudam o base a lançar o volante nos mortais. O intermediário também pode ser lançado para um mortal junto com o volante.
Quartetos
Tumbling
- Esta prova é executada numa pista de 26m, na qual o ginasta executa quatro passadas com oito elementos acrobáticos em cada passada, sendo duas passadas na preliminar e duas passadas na final. O ginasta deve manter o ritmo durante toda a execução.
Tumbling