A Ginástica Rítmica (GR) é uma disciplina olímpica essencialmente feminina que se caracteriza por combinar aspetos estéticos e artísticos através da realização de movimentos corporais, coordenados com o manejo dos aparelhos portáteis, que são: a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Ginástica
Rítmica
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica
Desenvolve determinadas capacidades motoras como a coordenação, a postura, o auto-controle, a flexibilidade, a força, a destreza, a resistência, o ritmo, a agilidade e o equilíbrio.
Especialidades
Caraterísticas dos Aparelhos:
Arco
- O arco é um aparelho feito de plástico ou madeira em formato circular com diâmetro entre 80 e 90cm e peso mínimo de 300g. As séries realizadas pelas ginastas com esse aparelho são caracterizadas por rotações do arco ao redor de diferentes partes do corpo, passagens pelo solo com o aparelho e passagens sobre e por dentro do arco. Saltos e pivots são os principais elementos corporais. O seu manejo ainda inclui lançamentos e recuperações, balanços, movimentos em oito e rotações do aparelho no chão.
Arco
Bola
- A bola é um aparelho feito de borracha, preenchido com ar, que deve apresentar diâmetro de 18 a 20cm e peso mínimo de 400g. Durante a apresentação das séries com a bola, ela deve ser mantida em movimento ou sobre a mão, não podendo ser controlada pela ginasta com a pressão dos dedos ou com o auxílio dos pulsos. O manuseio do aparelho é caracterizado por movimentos contínuos de rolamentos, saltos e giros com a bola sobre o corpo e o chão, combinados a flexibilidades.
Bola
Corda
- Nos exercícios com a corda, as ginastas devem realizar elementos de diferentes grupos corporais, principalmente saltos, saltitos pela corda e rotações. O manuseio do aparelho compreende a realização de lançamentos e recuperações, balanços, círculos, rotações da corda e figuras em oito. Os movimentos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou em ambas as mãos.
Corda
A Fita
- A fita é usada para criar uma ampla gama de figuras no espaço durante os exercícios, como serpentinas, espirais e figuras em oito. Lançamentos e recuperações da fita podem ser feitos com diferentes partes do corpo. Os pivots são os principais movimentos corporais realizados pelas ginastas com esse aparelho, apresentados de forma integrada aos diferentes tipos de manipulação.
Fita
Maças
- As séries com as maças são caracterizados por equilíbrios coordenados a rotações, círculos e batidas rítmicas. As ginastas executam lançamentos e recuperações do aparelho, tanto das duas maças ao mesmo tempo quanto em cascata.
- O molinete, ou moinho, é um tipo de manipulação das maças em que, unidas pelas extremidades, elas são giradas com a alternância dos braços, formando pequenos círculos.
Maças