Todos os intervenientes da atividade desportiva, os ginastas, treinadores, dirigentes e adeptos deverão assumir comportamentos e gestos positivos que promovam os valores no desporto
Ética
no Desporto
Plano Nacional da Ética no Desporto
Plano Nacional da Ética no Desporto
Plano Nacional da Ética no Desporto
Plano Nacional de Ética no Desporto
No desporto somos convidados a promover e a viver valores inerente ao Desporto como: respeito, verdade, ajuda, tolerância, fairplay, o saber estar e saber estar e saber aceitar o resultado. Se todos jogarmos com estes valores somos todos que ganhamos.
Princípios e Valores:
Ética no Desporto
A AGIM pretende estimular a prática da atividade física e da formação desportiva como meio de promoção do sucesso dos ginastas, de estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. A Associação de Ginástica da Madeira promove desde 2018 nas provas regionais o Plano Nacional de Ética no Desporto. Em todas as provas regionais de todas as disciplinas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Artística Feminina e Masculina, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolins), no início da competição realiza-se a Leitura do Juramento pela Ética Desportiva, representado por um atleta, um juiz, um treinador e um encarregado de educação.
A Associação pretende, ainda, junto dos seus filiados contribuir para o desenvolvimento global dos ginastas, sendo um espaço privilegiado para fomentar, hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam: responsabilidade, espírito de equipa, disciplina, dedicação, solidariedade, humanismo e coragem.