Foi no passado dia 5 de abril, o primeiro de três dias de competição do AGIM CUP 2024 - Torneio Internacional de Ginástica Rítmica, que deu início uma jornada de atuações que mereceram os aplausos do Pavilhão Bartolomeu Perestrelo, com dezenas de exibições individuais e em conjuntos através dos aparelhos: bola, arco, maças e fita.

Image
A competição, que regressou após 13 anos de ausência e que recebeu mais de uma centena de ginastas, provenientes do Brasil, mas também de Cabo Verde, Polónia, Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, dedicou as suas primeiras atuações aos escalões de formação mais jovens, com as qualificações individuais A (2016) e B (2015) com dois aparelhos. Após a fase de qualificações, foi o ACM Coimbra o primeiro clube a subir ao pódio com Alice Simões no 2º lugar e Maria Vicente no 1º lugar. Ainda com dois aparelhos mas na categoria B, o pódio foi preenchido por Zlata Smetana também do ACMCoimbra no lugar do bronze, seguida de Mariana Porto do Boavista FC, com a prata e, finalmente, Hanna Purol, do clube polaco, KS Olympia, com o lugar de ouro.

Já durante o 2º dia de competição, dia 6 de abril, várias foram as ginastas que subiram ao pódio do AGIM CUP 2024 onde as qualificações individuais continuaram, desta feita, na categoria C (2014), também com dois aparelhos. Na parte da manhã, o pódio foi preenchido por três ginastas do Centro de Norton de Matos (CNM), com Júlia Nobre, Benedita Ferreira e Marta Cardoso, no terceiro, segundo e primeiro lugar, respetivamente. Já na categoria D (2013), o CNM foi representado por Helena Marques na terceira posição, seguida pela colega Maria Luís na segunda posição e finalmente, Joana Silva do Clube Recreativo Piedense (CRP), que ocupou a primeira posição. A manhã terminou com as qualificações para a categoria E (2012) com três aparelhos, onde Maria Coxo do CRP foi a grande vencedora, seguida por Rayla Pires da Associação Mindelgina (Brasil) e finalmente por Maria Alhinho do GYMNART Ginástica. Finalmente na categoria F(2011), a grande vencedora foi Gabriela Lucas do Centro Norton de Martos. Carolina Lopes do CRP garantiu o terceiro lugar, sendo que, Ailara Stadnyk do GUIMAGYM de Guimarães, foi ainda melhor na sua performance conquistando o segundo lugar.

Nos conjuntos, embora com menos participação, nos Movimentos Livres foi o colectivo do Gimnofrielas (Portugal) que garantiu o primeiro lugar seguido pelo coletivo do Clube Desportivo do Garachico.

Nos Arcos, a selecção da AGIM apresentou em conjuntos uma exibição ao público presente.

Para domingo, ficaram as finais individuais de juniores e seniores, arco e bola, assim de maças e fitas.

No arco, no escalão junior, depois das várias qualificações antecedentes, Gabriela Cunha do AGINAT (Brasil) foi a grande vencedora com uma pontuação de 26.350, superior a Maria Clara Rocha, do Clube Fantástica CBG (Brasil) com 24.800 pontos e a Jade Almeida do Clube Recreativo Piedense (Portugal)com menos 800 pontos que a sua concorrente.

Bruna Coutinho, da AGIM, qualificada em primeiro lugar para a final de arco, ficou num brilhante quinto lugar.

Ainda no mesmo escalão, mas na bola, Oleksandra Riabets do Guimagym vingou a sua prestação com o 1º lugar, ficando Gabriela Cunha do Clube Aginat (Brasil) no segundo e Mafalda Santos do Clube Recreativo Piedense (Portugal) no terceiro lugar. Nas maças as ginastas voltaram a assumir a mesma classificação que no aparelho bola.

Em termos gerais, na classificação denominada - all around- onde são somados os resultados de todos os aparelhos, foi Oleksandra Riabets do Guimagym a grande vencedora seguida de Malfalda Santos e finalmente Sofia Riabets do Guimagym. (Portugal)

Nos séniores, destaque para o terceiro lugar de Sofia Banakh da Associação de Ginástica da Madeira nas fitas e no arco e quarto lugar nas maças, representando assim a Região ao mais alto nível nas Cerimónias Protocolares das finais de seniores deste evento internacional.

Na classificação All Around, Sofia Smerteniuk do Guimagym (Portugal)foi a grande vencedora, seguida por Júlia Barrim do Clube Fantástica (Brasil). A ginasta da selecção regional Sofia Banakh foi sétima nesta tabela geral.
No total foram mais de 300 exibições e mais de 250 medalhas entregues e o balanço nao podia ser mais positivo como refere Helena Dias, Diretora Técnica que faz um apelo para que os clubes regionais participem nestas iniciativas com especial destaque para a participação nas categorias de conjuntos.

Resultados completos

AGIM - 07 abril 2024

Notícias Relacionadas

Gosta das Notícias?

Image